Créditos: Xan /Piti Tomé

TEM AREIA NO MAIÔ

Tem Areia no Maiô, primeiro espetáculo do grupo As Marias da Graça criado em 1992, conta a história de quatro palhaças que resolvem ir à praia num belo domingo de sol. A trupe embarca num calhambeque rumo à Copacabana e a aventura começa com um pneu furado. Chegando à praia, elas fazem um strip-tease desfilando seus maiôs graciosos e divertidos, e enfrentam desastradamente os perigos do mar, das chuvas de verão e, claro, com muita areia no maiô. Além disso, contam piadas e jogam frescobol, dançando coreografias ao som de Roberto Carlos, Elza Soares e Rita Pavone, entre outros.
Ficha Técnica

PRA FRENTE MARIAS

Pra frente Marias é uma partida de futebol, contada em linguagem de história em quadrinho e desenho animado. Não tem texto. As palavras aparecem como legendas em placas que permitem ao público a visualização dos pensamentos e diálogos entre as jogadoras e a juíza, assim como, os títulos das cenas. A dinâmica do jogo será retratada através das coreografias. O 1o. e 2o. tempos totalizam 45 min. de espetáculo.
A “Banda Rio”, ao vivo, embala o espetáculo tocando hinos e músicas do esporte e da Copa do Mundo. A trilha sonora reproduz a musicalidade que acompanha o futebol: alguns hinos e referências inesquecíveis (como a vinheta do Canal 100), acentuando certos momentos de tensão, de conflito, de vitória e comemoração.
São 5 mulheres palhaças jogando futebol, fazendo uma representação bem humorada da paixão nacional: unindo as gags à música e ao jogo. Pra Frente Marias comentará a atualidade do futebol: a última temporada da seleção, a performance do futebol feminino, em ascensão, o campeonato brasileiro, o último resultado do Maracanã, etc. É um espetáculo interativo.
Ficha Técnica

Créditos: Fernanda Tomaz
Créditos: Piti Tomé

DUAS PALHAÇAS

Duas palhaças com personalidades bem distintas, conversando sobre as questões existenciais da vida.
A amizade.... Em um momento uma manda e a outra obedece em outro momento a que manda, amolece...
Duas palhaças e o sentimento... O choro, o toque, a distância e a aproximação.
Procuram entender o que os cabelos loiros de um Príncipe, têm a ver com os trigos de ouro.... E elas entendem.
Ficha Técnica

ZABELINHA

Zabelinha é uma adaptação de um conto popular, da tradição oral brasileira, compilado por Laerte Vargas. Trata-se da história de uma heroína que espera marido, “moça casadoira, cheia de sonhos...”, um enredo que surpreende pelo final que não é feliz ao inverso das histórias tradicionais dos contos de fada.
Ficha Técnica

Créditos: Piti Tomé
Créditos: Paulo de Tarso

O BICHO VAI PEGAR

O espetáculo O Bicho Vai Pegar foi escrito por Laudi Regina Marteli, especialmente para As Marias da Graça. O Bicho Vai Pegar é uma autêntica farsa de picadeiro inspirada em “A Menina Virou”. De formato simples, as farsas de picadeiro eram apresentadas nos circos, e são transmitidas de geração para geração, através da tradição oral. A Direção de Arte é de Rui Cortez que realizou um trabalho de pesquisa trazendo para o teatro o clima mambembe dos circos brasileiros de antigamente, assinando os figurinos e cenário.
Ficha Técnica